Indo além da Hashtag: mídias sociais e a experiência nos eventos

6-Mar-2017

 

Mídias sociais são uma das estratégias de comunicação que você sabe que são muito importantes e tudo que você precisa é de uma hashtag, certo? Errado! É hora de ir além e utilizar as mídias sociais para levar seu evento ao próximo nível.

 

As mídias sociais estão constantemente em evolução e passando por diversas mudanças. Hoje em dia, elas não podem ser apenas um toque a mais de interação no ciclo de vida e na estratégia de comunicação de seus eventos. As mídias sociais estão mudando totalmente a maneira como os eventos são divulgados, vivenciados e como o público interage com outros participantes e com as marcas envolvidas.

Conheça 5 boas práticas para ajudar você a fazer melhor uso destes recursos:

  1. Conheça seu público. Não invista seu tempo com uma plataforma que não é adequada ao perfil de pessoas que você pretende atingir

  2. Quanto tempo você consegue dedicar? Tenha cuidado para não aderir a mais plataformas do que é capaz de gerenciar e alimentar com conteúdo. Comece com no máximo duas plataformas essenciais que você consegue manter bem e adicione outras assim que adquirir mais experiência e estiver confortável no gerenciamento das que já adotou

  3. Conheça bem seu segmento. Saiba quais são as regras e regulamentações associadas a ele, assim como quais são as mídias sociais mais adequadas para apresentar o que você quer oferecer.

  4. Qual é o seu objetivo? Observe com atenção e saiba exatamente o que está buscando atingir em cada uma das plataformas

  5. Avalie seus recursos. Você irá precisar de conteúdo ou suporte de outras pessoas ou empresas terceirizadas? Tenha uma estratégia clara sobre a linguagem que vai utilizar e vários conteúdos já criados antes de aderir a uma mídia social

 

Agora vamos falar de algumas boas práticas sobre hashtags. Não é preciso investir muito tempo na sua criação, mas você certamente não pode deixar de fazer isso. Se você não criar uma hashtag, seus participantes certamente irão fazê-lo. Aqui estão alguns pontos a considerar quando for criar a hashtag para seu evento:

  • Exclusiva: faça uma busca no Twitter pela hashtag que imaginou. Se foi usada recentemente, você precisará pensar em outra. Se não, pegue-a logo para você!

  • Curta: Lembre-se que no Twitter você tem somente 140 caracteres para utilizar. Já que uma boa parte das conversas ocorrerá ali, crie uma hashtag curta para deixar mais caracteres livres para os usuários escreverem seus tweets.

  • Relacionada: sua hashtag precisa representar bem seu evento, por exemplo: Festival 2016 de Música Popular Brasileira (#MPBFest2016)

  • Fácil de lembrar: você quer que seu público use a hashtag quando estiver falando de seus eventos nas mídias sociais. Isso significa que eles precisam se lembrar facilmente que ela está associada ao seu evento, por isso, tenha a certeza de criar algo simples e direto.

Assim como outras ações de marketing, se você não promover sua hashtag de forma adequada, ninguém se lembrará que ela existe. Ela precisa estar em todo lugar!

Desde conhecer previamente as preferências de seu público até a automatização das ações necessárias, aprender sobre as melhores práticas em mídias sociais irá contribuir muito para aumentar a visibilidade e repercussão de seu evento. Dessa forma, é possível intensificar o engajamento do público e criar uma experiência para os participantes que irá durar ainda muito tempo, mesmo depois que seu evento terminar e os participantes retornarem ao dia a dia.

 

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