Comece JÁ a usar marketing de conteúdo para divulgar seus eventos

2-Jun-2017

 

Presença digital talvez seja a melhor razão para criar uma estratégia de marketing de conteúdo para seu evento.  A realidade da era digital pode tornar quase invisíveis os planejadores de eventos que não tiverem sua estratégia. E quanto mais você estudar o assunto, mais vantagens verá.

Marketing de conteúdo oferece mais oportunidades de exposição que são menos questionadas do que métodos tradicionais e é criado exclusivamente para alcançar, encantar e engajar os participantes de eventos de hoje em dia.

 

Veja aqui 11 motivos porque o marketing de conteúdo faz total sentido em eventos hoje em dia:

 

1) Criado especificamente para a Era Digital

Embora versões tradicionais estejam ao nosso redor por muito tempo, o marketing de conteúdo de hoje em dia tira proveito dos algoritmos dos mecanismos de busca que favorecem conteúdos recentes e de qualidade. Você pode visualizá-lo como uma roda: conteúdo novo publicado ao menos uma vez por semana em um blog e seus comentários e a promoção e construção de comunidade que você monta nas redes sociais que seus possíveis participantes seguem.

 

2) Melhora o SEO dos websites de eventos

Hoje em dia seu evento precisa ser encontrado online. Mas se ele aparece na 2ª. ou 3ª. página de resultados de busca, as chances de ser encontrado diminuem. O marketing de conteúdo foi criado especificamente para fazer bom uso do SEO, podendo aumentar muito as chances do website de seu evento aparecer no topo da página de busca.

 

3) Cria comunidades

Mesmo que sua empresa não esteja ligada a alguma associação, eventos são frequentemente uma boa oportunidade para criar laços entre os participantes, ou seja, formar comunidades. Um item fundamental para um marketing de conteúdo eficiente é trabalhar para construir ligações entre indivíduos que estejam online durante o ano todo. Conforme você interage através de diversas mídias sociais que seus possíveis participantes seguem, você tem a oportunidade de conversar com eles, ajudá-los e apresentar informações relevantes. Você constrói relacionamentos que irão resultar em mais inscrições.

 

4) Eventos já geram o conteúdo necessário

Encontros, conferências, seminários e outros são grandes produtores de conteúdo, que pode surgir na forma de fotos, vídeos, resumos e posts em mídias sociais onde participantes falam sobre suas experiências. Já que o marketing de conteúdo é indispensável, jamais deixe de aproveitar todas estas informações.

 

5) Dá oportunidades de mostrar o que os participantes querem mostrar

Uma das características mais atraentes das mídias sociais é a de que as pessoas têm recursos fáceis para compartilhar o que gostam e o que fazem quando estão com os amigos. Isto pode ser ótimo para os organizadores, pois os participantes vão querer dizer o que estão fazendo em seus eventos. Quanto mais você facilitar esta ação através de aplicativos para eventos, por exemplo, mais forte será sua divulgação.

 

6) Propaganda “de boca a boca” funciona muito bem

Quando seus participantes usam mídias sociais para contar aos outros que sim, irão ao seu evento e recomendar aos amigos que também devem ir, você consegue um ótimo resultado da divulgação boca a boca. Há um bom tempo se reconhece que este tipo de indicação é muito mais eficiente que ações tradicionais de marketing e publicidade.

 

7) Permite oferecer ao seu público o que ele quer

Eles querem um e-book com os resultados de um estudo sobre seu segmento? Um chat via Twitter para discutir suas conclusões? Marketing de conteúdo permite oferecer aos membros de sua comunidade aquilo que eles estão buscando, seja quando, onde e como eles quiserem.

 

8) Facilita feedbacks

Mídias sociais abrem um canal de diálogo entre você e os participantes, antes, durante e após seu evento. Isto permite a ter feedbacks a qualquer hora. Isso pode ajudar você a estar sempre sabendo sobre eventuais problemas, preferências e sugestões, o tempo todo, para tomar alguma ação se preciso. E isto também permite a você demonstrar o quanto se importa no relacionamento com seus clientes. Este tipo de interação tem o potencial de conquistar novos fãs para seu evento e sua marca.

 

9) Constrói sua reputação como “Liderança de Ideias”

Quando você usa marketing de conteúdo para construir o website de seu evento como um recurso de informação para quem está interessado no tema, você constrói o que é chamado no ambiente online de “Liderança de Ideias” (thought leadership em inglês). Isto confere credibilidade ao seu evento e serve para atrair o público com maiores chances de se inscrever e participar.

 

10) Melhora o networking nos eventos

Quando você cria uma hashtag para seu evento, você oferece aos participantes um recurso poderoso que pode ajudar muito no networking deles próprios. Eles podem usar a hashtag para publicar convites para encontros individuais sem ter que compartilhar seus contatos pessoais e número de telefone. Além disso, a hashtag permite divulgar suas mensagens para um público bem mais amplo.

 

11) O “malho de vendas” já era. Acabou.

O público hoje não quer saber apenas do evento que escolhem para participar, mas sim, o marketing criado para seduzi-lo.  Marketing de conteúdo oferece valor sem custo e de maior duração, servindo também para construir relações reais com seu público. É voluntário, integrador e funciona muito bem para um público que já se cansou dos antigos discursos da simples venda e de discursos vazios de estratégias de marketing com a qual não se identificam, pois não trazem o valor e conteúdo que estão buscando.

 

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